A Associação é uma entidade de direito privado e tem por objecto:
A actividade desenvolve-se essencialmente nas seguintes áreas:
Formação Profissional de trabalhadores vitícolas e adegueiros.
No que respeita à formação profissional, a ATEVA forma anualmente um elevado número de trabalhadores agrícolas, de acordo com as necessidades demonstradas, no capítulo da poda de vinha, adegueiros, protecção/produção integradas, aplicadores de produtos, etc.
Experimentação
A experimentação desenvolvida visa unicamente a procura de soluções para problemas concretos da viticultura alentejana. É sempre realizada em colaboração com diversas entidades nomeadamente, a DRA, a EU, o ISA, o INIAP, etc.
Assistência Técnica aos Viticultores
É a principal actividade da ATEVA. Os técnicos prestam aos viticultores associados todo o apoio técnico traduzido nas recomendações necessárias em todos os aspectos da vinha desde a instalação até à manutenção com o objectivo de produzir as melhores uvas ao melhor preço.
Este trabalho inclui a elaboração de projectos de investimento, nomeadamente instalação de vinha, aquisição de máquinas e equipamentos, entre outros, a escolha do local de plantação, escolha do porta enxerto e definição do encepamento, recomendação de fertilizações e estratégias de protecção, determinação da época de vindima, etc.
A ATEVA é uma entidade reconhecida para o apoio na Protecção e Produção Integrada da Vinha e Serviço de Aconselhamento Agrícola.
Manutenção do cadastro vitícola do Alentejo
A manutenção do cadastro vitícola insere-se no âmbito do apoio técnico aos associados no que respeita à defesa dos seus interesses, dado que quanto maior for o conhecimento do património vitícola de uma região, melhor será o apoio técnico e mais eficaz a sua defesa. Este trabalho permite ainda prestar apoio quer à CVRA na certificação de vinhas aptas à produção de VQPRD e Vinhos Regionais, quer a outras instituições.