Colóquio

Portugal possui um importante património vitícola composto por uma diversidade de castas autóctones, várias populações de videira silvestre identificadas para além de um elevado número de clones já guardados.

Fruto de um esforço conjunto desenvolvido entre Universidades, Laboratórios Estatais e Direcções Regionais de Agricultura, em estreita colaboração com Associações e Empresas do sector, o nosso país dispõe igualmente de um conhecimento nesta área muito avançado o qual poderá capitalizar toda esta riqueza natural das castas nativas em proveito da imagem e identidade dos vinhos portugueses.

Neste âmbito, são várias as acções em preparação para salvaguarda da variabilidade das videiras autóctones, sua conservação e valorização através da PORVID – Associação Portuguesa Para a Diversidade da Videira.

Sobre esta importante temática irá realizar-se, em Borba, no próximo dia 13 de Novembro, pelas 10h00, por ocasião da XIX Festa da Vinha e do Vinho, o  colóquio:“ Diversidade das videiras autóctones – silvestres, castas, e clones. Como aproveitar esta diversidade do património português”

Oradores:

Prof. Antero Martins (ISA; PORVID)                                     

Engª Elsa Gonçalves (ISA)                              

Moderador:

Prof. João Mota Barroso (UE; ATEVA)                           

Organização:  ATEVA

(Ver Cartaz) (513,1 KB)