
Até dia 30/06 todos os Agricultores poderão recorrer a um apoio através do IFAP, que incide sobre o Apoio aos Custos com a energia elétrica.
Pode beneficiar deste apoio “pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola bem como a cooperativas agrícolas e organizações de produtores representativas de agricultura familiar, reconhecidas nos termos da Portaria n.º 123/2021, de 18 de junho, que assegurem a armazenagem, conservação e comercialização de produtos agrícolas e pecuários”. Este apoio incide sobre o valor do consumo real constante na fatura, acrescido de uma componente fixa associada ao valor da potência contratada.
Níveis de apoio previstos:
· 20 % no caso das explorações que cumpram cumulativamente os seguintes critérios:
a. Tenham menos de 50 hectares de superfície agrícola;
b. Detenham um efetivo pecuário inferior a 80 cabeças normais;
· 10 % no caso das explorações não abrangidas na alínea anterior, bem como a cooperativas e organizações de produtores representativas da agricultura familiar;
A candidatura a este pedido será efetuada através de formulário desmaterializado disponível na Área reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo » Medidas de Mercado » Apoios Nacionais » Ajudas ao custo com Eletricidade.
Poderá consultar mais informações no site do IFAP, através: https://www.ifap.pt/noticia?assetId=30537635
Através do link (https://www.ifap.pt/documents/182/19906526/Manual+Candidatura.pdf/d38ab09b-b5b6-0511-fe66-c8c9eff15d31) é possível aceder ao manual de candidatura “Apoio aos Custos com a Eletricidade no Setor Agrícola e Pecuário”, disponibilizado pelo IFAP.